Re: Monitorar TRAFEGO

O seguinte comando mostra uma estatistica de quantos bytes passaram por
cada
regra do seu firewall (dos pacotes que casaram com a regra):

  iptables -Z -L -n -x -v --line-numbers -t filter

O -Z é opcional e tem a função de zerar a contagem, assim quando
executar novamente
terá a contagem desde a ultima execução.

Fiz um script perl que executa esse comando pelo cron e salva em CSV,
assim pode
abrir numa planilha depois. Ainda não postei no link abaixo, mas espero
fazer isso
ainda nesta semana.
http://www.tinecon.com.br/consultorialinux//index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=43

Pode servir como um exemplo, mas terá que criar regras específicas
conforme o
serviço que quiser rastrear, por exmeplo '-p tcp --dport 25' para
contabilizar o envio
por SMTP.

Tom Lobato
www.tinecon.com.br