servidor informar ip de conexao

Prezados..

Ando as voltas com o seguinte problema ,,

Preciso que meu servidor efetue acesso a internet(em uma determinada hora
programada)  via modem  (ppp),  e após conectado informe o seu ip de conexao
para outro servidor poderia ser atraves de ping + ip do outro servidor
cliente

Penso que talves com um script eu possa fazer isso  e fique aguardando a
informação do primeiro servidor atraves do iptraf no servidor cliente . para
então efetuar a conexao (ssh) com o referido ip

Como ainda estou engatinhando com o linux ,,   agradeceria sojestoes de como
fazer

abraço a todos

Marcos