notebook/debian botão 'desliga' não funciona

Olá,

recentemente instalei o debian/etch no novo notebook da minha namorada
e, de vez em quando, ao fazer shutdown, o notebook não desliga. O
processo de shutdown aparece normalmente, até um ponto em que a tela
fica preta, e nada acontece. Os leds continuam ligados. Teclado não
funciona (leds do capslock não alternam). De prache, tento deixar o
botão de power pressionado, e mesmo assim, o notebook não desliga. Já
deixei o botão pressionado por dezenas de segundos, inclusive (em
outras situações, o botão funciona normalmente). Só consegui desligar
o note removendo a bateria.

Gostaria de saber se algum dos colegas está familiarizado com este
problema, se é um problema do notebook ou se é o
kernel/acpi/bios/whatever que tem controle suficiente sobre o botão de
power a tal ponto de neutralizar a função do botão de "deixe
pressionado por 5 segundos para desligar" . Ou mesmo, caso seja
problema de software, gostaria de saber como eu poderia obter um log
mais detalhado do processo de shutdown.

Sistema: Debian/etch stable (alguns dias de uso, apenas)
Notebook: Compaq Presario C720BR
https://h20285.www2.hp.com/estore/(S(d1o1rm45d1zyhga1prr3l5qe))/ConfigFile.aspx?co=brz&PCS=BRZSTORE&cmodel=LABR-GV552LA

Obrigado
--