Re: IM Open source

 LinPopUp
A Linux Enhanced port of Winpopup.

LinPopUp is a Xwindow graphical port of Winpopup, running over Samba. It permits to communicate with a windows computer that runs Winpopup, sending or receiving message.

Fonte: http://www.littleigloo.org/software_002.php3

Tenta esse ai, mas se vc mudar de ideia quanto ao uso do server, indico o Openfire [http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/index.jsp]. Um servidor Jabber, que vc pode usar qualquer cliente XMPP, como gaim, kopete etc.

Mais em http://www.jabber.org/

--
O nosso sacrifício é consciente.
É a quota a pagar pela liberdade