[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Pode se usar acpi em uma máquina Intel 64 bits?



Sávio Ramos escreveu:
Meu processador [Intel Core2 Duo E4500 2.2GHz], veja abaixo, e o menu.list está com "acpi=off". Posso
liga-lo no boot? Vai dar algum problema?

Sávio,

Problemas de ACPI e APIC está geralmente ligado ao fato da tabela de interrupções presente em no chipset da placa mãe ser preenchida pela BIOS de forma incorreta ou de uma forma ainda não reconhecida pelo kernel. Geralmente uma atualização da BIOS resolve isso, algumas BIOS oferecem dois tipos de preenchimento, se não me engano muitos problemas ocorrem com a forma HPET de se fazer isso, podendo geralmente ser desabilitada na BIOS.

Desativar ACPI é altamente desanconselhável, no máximo desabilite o APIC, com a opção "noapic" e veja se funciona, sendo que nesse último caso passará a serem feitas as interrupções auxiliadas por software e não totalmente por hardware, com compartilhamento de interrupções, ruim em casos de máquina dedicadas, mas no seu caso acho que não.

Já o ACPI se faz importante por ser responsável por administrar a energia, ou consumo desta, da máquina, sendo que alguns dispositivos somente podem ser ligados através de ACPI, isto é, se desabilitar o ACPI pode ser que alguns dispositivos não funcionem e vai gastar mais energia do que se tivesse o ACPI ativo.

Tente então somente com a opção "noapic", tenha certeza que não tem problemas de memória, que estoura um "Ooops", se trabalhado em dual channel e ACPI, e procure mudar algumas opções relacionadas a ACPI e APIC na configuração da BIOS e iniciar sem qualquer desses parâmetros sendo passados para o kernel.

Se conseguir, relate qual sua placa mãe e versão de BIOS, além da solução do problema.

      Boa sorte!

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br


Reply to: