Troca de teclas no X

Olá todos!

Pessoal, está acontecendo um problema bem estranho aqui no meu computador.
Eu uso um notebook Dell Inspiron 1420 e quando eu estou digitando algum texto,
de repente, o cursor muda de posição, acabando ir parar em outro lugar. O que eu
suspeito, é que pela pressa, eu acabo apertando algum conjunto de teclas, que
seria equivalente a um "page down" ou "page up". Gostaria de saber se alguém
já passou por esse problema ou se sabe onde são definidos esses "atalhos"
no GNOME e no Xorg.

Agradeço a atenção,

--
--fx