Re: Como faço para que uma determinada aplicação rode com um atribuições de outro usuário ?

Sr. se entendi direito o que esta querendo, resolveria com sudo:

# visudo
inserindo uma linha como o exemplo abaixo:

usuario1   ALL = (usuario2) NOPASSWD: /usr/bin/lprm

Desta forma o usuario1 pode executar o lprm com permissoes do usuario2 sem que seja pedida senha para ele

#sudo -u usuario2 /usr/bin/lprm

[]'s

hamacker wrote:
Eu queria um diretório com permissoes somente para XPTO, se eu
carregar um script, o próprio script fizesse uso dessas permissões.
Assim uma falha do aplicativo wine carregado pelo script ficaria
ilhado nas permissões do XPTO.

Será que isso é possivel de fazer.
Estou googleando até agora e infelizmente não encontrei a resposta.
Todas as respostas que encontrei fazem uso do 'su', no entanto, o 'su'
sempre solicitada a senha, mesmo que a conta XPTO não tenha senha.
Tentei também usando o bash --login, mas não tem como escolher o
login/senha ao chamar o bash.

ou seja, começo a achar que isso que quero não é possivel fazer.

Se tiver alguma idéia por gentileza me avise.

[]'s

Em 28/02/08, Otávio Fernandes<otaviof@gmail.com> escreveu:
2008/2/27 hamacker <sirhamacker@gmail.com>:
 > Estou criando uma aplicaçào que por motivos de segurança não gostaria
 >  que ela rodasse com privilégios de usuário comum. É uma aplicação que
 >  usa WINE, por isso o motivo da desconfiança.
 >
 >  Gostaria de criar um um usuario com nome XPTO e dentro do meu script
 >  bash mudar de usuário comum para XPTO para rodar os aplicativos
 >  confinados no wine. Alias todo o wineprefix seria owned XPTO.
 >
 >  Já fiz isso no passado, mas deu branco agora depois de muito tempo.
 >
 >  []'s  a todos.

 Olá Hamacker,

 Eu recomendo que vc use o comando "su", veja um exemplo:

 $ su - root -c 'ls'

 No caso vc trocaria o "root" pelo usuario que vc quer, se vc estiver
 executando isso como root, nao vai precisar informar a senha do outro
 usuario.

 um abraco,