Re: mailx com corpo html?

Caro Plebeo, algum tempo atrás enviei esta msg para a Linux-br. Vê se funciona aí:

De:  Jair Custodio da Silva <jaircs.debian@ig.com.br>
Para:  Lúcio Dalmas - J Marcante <suporte@jmarcante.com.br>
Cc:  Linux-br <linux-br@bazar2.conectiva.com.br>
Assunto:  Re: (linux-br)e-mail em linha de comando
Data:  Sun, 2 Nov 2003 22:27:52 -0200
* Lúcio Dalmas - J Marcante (suporte@jmarcante.com.br) escreveu:
> Boa noite..... alguém aqui envia e-mails via linha de comando??
>
> Tenho instalado em meu servidor o SuSE 8.2 Professional, e o pacote que faz
> isso é o Nail, porém ele
> exige interação do usuário! Para o mail ser enviado é preciso dar um
> CONTROL - D...... não achei outra opção!
>
> Alguém teria uma dica para mim.... pois preciso implementar uma
> rotina de envio de e-mail via linha de comando dentro do meu sistema!!!

Existem várias maneiras, vou mostrar duas retiradas do site
http://www.vivaolinux.com.br

MÉTODO 1:
Enviar e-mail pela linha de comando, apenas com uma sequencia
Publicado por Júnior César Silva em 14/10/2003
Em algum momento, pode haver a necessidade de fazer o Linux enviar um
e-mail com assunto, anexo e corpo através de um comando de linha, sem a
necessidade de digitar as informações, seguido de enter. O comando
utilizado será o mutt. Segue abaixo o exemplo:

$ cat /caminho/arquivo.txt | mutt -s "Assunto" -a /caminho/arquivoanexo
fulano@dominio
Explicando (o comando é em uma única linha):
arquivo.txt = mensagem que será inserida no corpo do e-mail
arquivoanexo = arquivo que será enviado como anexo

MÉTODO 2:
Enviando html atachado ao corpo do e-mail através da linha de comando
Autor: Rodrigo Pace de Barros <rodrigo_pace@yahoo.com.br>
Data: 28/11/2002
Para enviar um attach html através da linha de comando, basta digitar o
seguinte comando (também digitado em uma única linha):
cat arquivo-com-codigo-html | uuencode arquivo.html | mail -s
"Título do e-mail" oscara@dominio.com.br
e pronto. Lembrando que o comando uuencode está disponível no pacote
sharutils.

Espero ter ajudado.