Re: Redimencionamento de Particoes LVM

Adriano, deu tudo certo com a  LVM, grato pelas dicas e Pelos links

Pajolatra

Em 28/02/08, Adriano Rafael Gomes <adrianorg@gmail.com> escreveu:
Pajolatra escreveu:

> Estou com o seguinte caso, tenho algumas parti coes de meu disco que
> estão com 100 % de uso !, conforme imagem abaixo

Se me permite um comentário, não conheço a sua necessidade, mas estas
partições estão bem pequenas.
  Sim claro, no meu caso o que ocorre no meu caso é que eu estou na verdade utilizando O Linux no cativeiro (Estou usando ele em uma VmWare para realizar alguns testes com um server de MediaWiki), devido a isso eu estou utilizando tão pouco tamanho.

> O que eu gostaria de saber é como eu posso tirar um pouco de espaço
> livre de uma e jogar para as que estão cheias, pois eu tento desmontar
> as partições VAR,USR e HOME o sistema informa que elas estão em uso,
> como posso localizar quais são os programas ou usuários que estão
> utilizando estas partições ? ou como posso  e desmonta-las para que
> possar fazer o redimencionamento das mesmas  ?

Tente antes de desmontar as partições em uso:

$ sudo telinit 1

Isso vai desligar vários serviços e te dar um prompt no modo texto. Lá
provavelmente você vai conseguir desmontar as partições.

Já tentou ver se tem algum espaço livre no teu VG?

$ sudo vgs

Se tiver, fica mais fácil aumentar o /usr.

Se não tiver mais espaço livre no VG, aí tem que diminuir algum LV (o
/home por exemplo).

Vou dar 2 exemplos que eu fiz há tempos no meu desktop e anotei para
referência:

Aumentei o /var, tinha espaço livre no vg00 (meu VG se chamava vg00):
* aumentado o tamanho do /var
- sudo lvextend -L+1G /dev/vg00/var
- telinit 1
- umount /var
- resize2fs /dev/mapper/vg00-var
- mount /var

Aumentei o /var, tirei espaço do /home (meu VG se chamava bugio):
* diminuir 15G de /home
- umount /home
- e2fsck -f /dev/mapper/bugio-home
- resize2fs -p /dev/mapper/bugio-home 190G #(era > 205GB)
- lvreduce -L -15G -v /dev/bugio/home
- resize2fs -p /dev/mapper/bugio-home
- mount /home
* aumentar 2G em /var