Bloquear Spam no Firewall?

Olá pessoal, estou administrando uma rede nova, e eles tinham o BRMA como firewall, para contencao de despesas e ter mais controle da rede, tirei o BRMA e coloquei um firewall configurado por mim mesmo com squid sarg etc... tudo ficou ótimo, ninguem sentiu falta do brma até que vieram reclamar que estao recebendo muito spam e com o brma nao recebiam, pelo estudo que tinha feito no brma antes de tira-lo nao vi nada com relacao a spam nele, mas acredito que tenha passado desapercido alguma coisa.
Minha duvida é: Tem alguma ferramenta pra ser implementada num firewall que diminua a quantidade de spam's? Até onde observei  a maioria das ferramentas sao voltadas para servidores de e-mail e eu nao tenho nenhum servidor de email aqui e antes tb nao tinha. Isso de tratar spams no firewall pra mim é realmente uma novidade.
Agradeco à todos, muito grato.