Re: A rede cai

Gledston Reis escribió:
Olá amigos estou passando por algo estranho.

Eu to usando o debian 4.0 a ultima disponivel no site do Debian.org.
Duas placas de redes com chipset via-rhine
Roteador Cisco 2600
Switch D-link 10/100/10000 full duplex
Placa mae asus
Processador athlon 64
19 Gb de ram
1 TG de disco rigido(para cache do squid)

No servidor esta instalado:
Apache 2
Bind9
mysql 5
php5
squid 2

O problema:

Como falei antes duas placas eth0 e eth1, recebo pela eth0 um ip
válido da embratel eth1 é minha rede interna, o problema é que
simplismente do nada a navegaçao para.

Depois de alguns minutos ela volta a funcionar, depois para de novo.
Pensei que eram as placas de redes, substitui por duas 3com
(10/100/1000) mas não resolveu. Liguei o cabo UTP do roteador direto
na eth0, depois que fiz isso não parou mais.

Foi então que pensei que fosse a switch, troquei por uma nova, tirei o
cabo da eth0 e coloquei na switch, parou novamente. Resolvi trocar os
cabos UTP, mas o problema continua. Fiz um update do Debian mas também
não resolveu.

Montei outra maquina instalei apenas o iptables para fazer SNAT, mas o
problema continua, então logicamente pensei: "esse defeito é um
defeito no Debian". Procurei na pasta proc/sys/net/ipv4/ por
parametros mas aparentemente tudo está okay.

Então resolvi instalar uma antiga distibuição que eu tinha no meu
arquivo o conectiva 9 na mesma maquina, resultado ele não para e
funciona perfeitamente.

Parece magia negra!!!! Não sei que diabos é isso.

Me ajudem!

E você já tentou usar no Debian as mesmas regras definidas neste Conectiva 9? É realmente muito extranho este problema.

Além do mais, como o trabalho "real" é o iptables que faz, deveria funcionar no Linux que fosse (aqui no trabalho é tudo Debian e o nosso firewall/router está funcionando 100%). Já em casa tenho Gentoo para fazer NAT e também está tudo certo.

Por via das dúvidas, compara as regras que estão ativadas num distribuição e na outra.

Boa sorte.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red