Re: shaper e adsl

Fábio,

Boa noite,

Obrigado pela resposta.

Tenho no meu servidor de testes a seguinte configuração:

ppp0 levanta via pppoeconf,

eth0 ligada ao modem.

eth1 ligada a intranet.

Netfilter (iptables) com o famoso:

iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Se uso os scripts para o pacote shaper na eth1 somente tenho controle sobre o download.

Até ai tudo bem como eu queria.

Agora os scripts para upstream não funcionam.

Fiz:

Arquivo de exemplo cbq-0002.in:

DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
RATE=1100Mbit
WEIGHT=110Mbit
PRIO=5
RULE=192.168.5.36
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

Arquivo de exemplo cbq-0002.out

DEVICE=ppp0,2Mbit,200Kbit
RATE=256Kbit
WEIGHT=25Kbit
PRIO=5
RULE=192.168.5.36,
BOUNDED=yes
ISOLATED=yes

A pergunta é fiz caca? Ao invés de utilizar estes scripts devo partir para o shapecfg?

No aguardo de uma ajuda, agradeço a todos.

PS: depois de virar  o jogo de  10x0 pro shaper, irei aprender o HTB. Mas se souber um bom site é bem vinda a url.

--
Alexandre Pereira Bühler
Linux User 397546