Re: Proxy externo

--- Fábio Rabelo <fabio@fabiorabelo.wiki.br> escreveu:

> proxies

> configuração

> "/etc/squid3/acl/palavras_proibidas"

> faze-lo
> um
> "dos"

> publique

> proxy
> pelo
> O Sr. é que não entendeu o processo !
> Qual a url deste proxy ?
> É só acrescentar a url do proxy na lista de palavras proibidas que o
> usuário de dentro da sua rede NÃO acessará este proxy !!!
> Sim, esta lista tem q sofrer manutenção constante ....
> [...]

Você está fazendo NAT, não é?

Creio que vc não esteja falando de sites de "webproxys"  baseados em
cgi (que seriam facilmente bloqueáveis usando acls no squid) e sim em
ips/portas que o usuário informa no navegador na configuração de proxy.

Bem, se for um proxy externo qualquer rodando em uma porta que não seja
a porta (que geralmente é a 80) especificada pelo proxy local
transparente , não é um caso de proxy e listas de proxys e habilidades
em desenhar acls, e sim de firewall que está fazendo a NAT de
sites/portas desnecessárias/não_desejadas.

Em outras palavras, se o seu proxy está transparente na porta 80, mas
seus usuários podem se conectar em todos os sites externos, usando
outras portas "problemáticas" (como a 8080, a 3128, a 443, por ex),
então a sua solução é retirar este acesso NAT do seu firewall, e
liberar portas especificas em sites especificos, ao invés de fazer um
simples

"iptables -t nat -A POSTROUTING -o $if_in -j MASQUERADE"

o qual escancara tudo.

(IMHO, proxy transparente usando firewall só parece ser fácil rs )

[ ]s, Henry.

http://br.mail.yahoo.com/