Montar um servidor cache!

Bom dia lista! Esse é o meu primeiro email, e gostaria de contar com a colaboração de todos!
É o seguiinte, eu tenho um cliente, que possui uma lan house, com 07 máquinas clientes mais o servidor, que recebem acesso à internet através de uma ap wireless que está como servidor dhcp! A rede fica assim

Ap - recebe o sinal e distribui fazendo o nat e dhcp server...
Switch - que faz essa distribuição;

Mas ele tem reclamado que as máquinas estão demorando pra acessar, e que o serviço de provedor da cidade disse que o problema é que ele num tem um servidor de cache.

É ai onde eu quero entrar... ele me perguntou se eu poderia fazer esse serviço, dando o equipamento, ou simplesmente provendo a mão-de-obra! Como sou novo em linux, gostaria de uma ajuda pra começar! Pesquisei sobre o assunto no google, mas a maioria é pra quem já está familiarizado com o sistema...

Gostaria tmbm de saber qual o harware mínimo pra que ele faça esse serviço com segurança, visando que no futuro ele possa estar aumentado o nº de m´quinas na sua rede. e também saber se esse tipo de alteração vai afetar em quanto a configuração do programa de gerenciamento que ele possui!
Ah a distro que penso em fazer isso é a debian etch 4.0 por ser a stable atual.

Qualquer ajuda será bem vinda!

Eduardo Santos.

Encontre o que você procura com mais eficiência! Instale já a Barra de Ferramentas com Windows Desktop Search! É GRÁTIS!