Duvida no grep

Caros,
Estou desenvolveno um script para bloquear por meio do iptables, maquinas
nao autorizadas na rede, como ele funciona. As maquinas que sao
autorizadas, sao cadastradas no DHCP, o meu scritp extrai os ip's do
dhcpd.conf, e compara com os ip's da tabela arp da maquina. Caso um ip
esteja na tabela arp mas nao esteja na lista do DHCP, ele é "DROPADO",
pelo iptables. O problema que estou tendo é o seguinte, uso o grep para
cortar os ip's que estao cadatrados com seguinte sintaxe:

arp -n | grep eth0 | grep -F "10." |  awk '{print$1}' | grep -v "`cat IP` ;

Onde o arquivo IP sao os ip's cadastrado no meu DHCP. O problema que estou
tendo é so seguinte, se a maquina 10.0.0.2 nao esta cadastrada ele a corta
sem problemas, mas se tiver uma maquina cadastrada 10.0.0.20,
10.0.0.21,10.0.0.22, ele as corta também. Alguem pode me ajudar.

Att.

--
Leandro Moreira
Linux Networks