Re: Hibernar Debian Linux

2008/1/18, Adauto Serpa <adautoserpa@gmail.com>:
> Bom dia Pessoal,
>
> Pessoal possuo um notebook Compaq V6225BR qual é a melhor maneira hibernar o
> debian ?
> Uso Debian Lenny e KDE.
>

> Obrigado,
>
> --
> Adauto Serpa
> Tecnólogo em Informática
>  adautoserpa@gmail.com

Adauto,

Os sistemas GNU/Linux podem lidar com isso de diversas maneiras diferentes.
O kernel oferece uma infraestrutura para suspender/hibernar através
dos módulos cpufreq, e o usuário pode utilizar diversos aplicativos
para "conversar" com esses módulos e fazer o trabalho.

Algumas opções são o cpufreq, o powersave, o powernow, o PowerManager,
entre outros.
Provavelmente alguns deles vão funcionar e outros não vão, para o seu
caso. Isso depende muito do seu hardware.

No meu caso (um notebook compaq da família V2000), funcionou
instalando o pacote uswsusp, que oferece o comando s2disk para
hibernar (ou suspender para o disco) e s2ram para suspender (suspender
para a memória). Com o powersave eu consigo suspender para a memória,
mas não para o disco. Com o cpufreq  e sua configuração padrão, ambas
as tentativas travam a máquina. De qualquer maneira, o meu som sempre
volta mudo, e tenho que abrir algum mixer pra corrigir :-(

Você vai ter que experimentar e dar uma boa lida na documentação de
várias das alternativas para escolher a que melhor se adequa ao seu
caso.

--
Krishnamurti Lelis Lima Vieira Nunes