Apache Tomcat 5.5 no Debian (1)

Bom dia,

Sou novo nesta lista mas não sou novo em linux. Recorro a lista por que definitivamente, nao consegui resolver alguns detalhes do Tomcat após longas pesquisas no Google e muita tentativa e erro, somado ao fato que a terminologia do Tomcat é bem sui-generis e o tempo esta passando sem as soluções.

Situação: Tomcat 5.5 no Debian Etch, server.xml padrão, Policies padrão, Java.Security disabled (até eu saber como o tomcat pode funcionar sem isso travando ele).

Problema 1 : Ao definir um arquivo de contexto na minha aplicação (minhapplic) e colocado no diretorio META-INF (/minhapplic/META-INF/context.xml) , o arquivo de contexto não é copiado para o diretorio /var/lib/tomcat5.5/conf/Catalina/localhost/minhapplic.xml na hora do deploy da aplicação no Tomcat, obrigando a uma copia manual que deve ser feito acessando o servidor como root. Em tese isso deveria ser automatico. Não faço ideia por que isso nao funciona no meu Debian.

Problema 2: Sinto imensa falta de um log de acessos/erros das páginas/servlets do Tomcat, similar ao log de acesso que temos no Apache. Há como ter uma dica sobre este assunto?

Problema 3: Logo no start do Tomcat, o log do catalina.out reclama que o Tomcat "não consegue acessar o Apache Runtime Library para melhorar a performance". Verifiquei que tenho o APR instalado mas não vi como/onde colocar os dois pra conversar.

Qualquer ajuda sobre esse "mardito" vale um "chopp virtual". Haveria alguma página especifica sobre o tomcat no Debian, feito pelos empacotadores talvez...?

Olivier Hallot
BrOffice.org