Qual a melhor solução para esse problema??

Gostaria de uma opinião de vocês mestres do Linux.. =P
Tenho uma situação na qual devo encontrar alguma solução para administra-la de uma forma melhor que a atual, porém não sei qual seria a solução adequada para este caso. A situação é a seguinte:
Onde eu trabalho nós recebemos muitos e-mails (média de uns 500 por dia) e todos esses e-mails devem permanecer armazenados e permitir o acesso por varias pessoas. Hoje ele é armazenado no proprio servidor IMAP, onde foi criado alguns diretorios identificados por ano/mes e a medida que os e-mails vao chegando os responsaveis vão movendo-os para esses diretórios.
O problema é que o volume de e-mails está crescendo muito rapidamente, hoje temos pouco mais de 10GB de e-mails armazenados. Portanto, além de essa maneira não ser a mais correta, daqui a alguns anos vai ficar inviavel o armazenamento desses e-mails desta maneira, pois além da segurança dos dados (os dados contidos nesses e-mails tem muita importancia para a organização), acredito que por se tratar de emails, a indexação de 20 ou 30GB de e-mails não deve ser nada rapido.

Então fica a minha dúvida: Qual seria uma maneira melhor de armazenar esses dados, tal que permita o acesso a qualquer momento ao conteúdo desses e-mails por meio de pesquisas, etc??

Agradeço muito a ajuda de todos voces!