Qual distribuição está instalada?

Salve!

Existe alguma forma de saber qual distribuição está instalada?
O "uname" traz informações do kernel, mas por exemplo como sei se é um Debian Etch ou Sarge, se eu Conectiva 09 ou 10, Kurumin, etc, etc. Sei que olhando alguns detalhes da Distro é possível descobrir qual a versão dela. Mas tem algum arquivo que traz essa informação de forma direta? E se eu estiver utilizando uma que nunca tive contato? Como proceder para saber qual é a sua versão?

Obrigado.

Wendell