Re: Como se usa um pen-drive???

Em Sáb, 2007-07-28 às 20:08 -0300, Sávio Ramos escreveu:
> Olá,
>
> Tenho um pen-drive de 2GB e como só uso para máquinas com Debian
> formatei-o com XFS. Acredito que o problema seja este, o XFS. Quando
> levo o bichinho para outra máquina o Gnome o abre normalmente mas não
> consegue permissão para gravar, só ler.
>
> Como vários usuários podem gravar em um pen-drive com XFS? Se fosse
> aquela coisa FAT32 não aconteceria. Mas, não quero este sistema de
> arquivos.
>
> Para que outro usuário grave alguma coisa tenho que usar o root. E,
> após gravar alguma coisa como root o Gnome não desmonta mais o
> [...]
	Isso acontecia comigo com montagem de cd/dvd pelo hal. O que fiz foi o
seguinte. Modifiquei a linha no fstab da seguinte maneira
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto    0       0
para
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 users,noauto   0       0
ou seja troquei user por users. Assim qualquer usuário consegue montar
ou desmontar o cdrom. Acredito que o mesmo deva funcionar para os
pendrive com opção de gravação no dispositivo.

	Seria algo assim, testei aqui com minha câmera fotográfica e funcionou:
/dev/sda1       /media/disk     auto users,noauto,umask=000 0       0
	Dessa forma qualquer poderia montar/desmontar o dispositivo e escrever
no dispositivo. Funciona assim ai?
	Abraço.
	Fabiano.