Re: Erro de dependencias na instalação do amsn com o Apt-Get

Olá Eduardo,

On 04-08-2007 23:12, eduardo wrote:
> Boa Noite,
> Acabo de Instalar o Kurumin 6 e estou com um problema na instalação do
> amsn atraves do apt-get.

	Antes de mais nada, Kurumin não é Debian, recomendo que
você verifique mais detalhes e informações nas listas e fóruns
apropriados, minha resposta está voltada para o Debian e pode
ser que não reflita a realidade da sua distro.

> segue abaixo o log da tentativa de instalação com a mensagem de erro.
> Já tentei mudar os repositorios do sources.list e não resolveu.

	O ideal é utilizar somente repositórios oficiais Debian,
no passado o Kurumin utiliza uma mistura de repositórios,
incluindo versões estáveis e de desenvolvimento, isso dificulta
a manutenção da cadeia de dependências e pode fazer com que o
sistema fique instável.

[...]
> root@GnuLinux:/home/kurumin# apt-get install amsn

	No Debian, a preferência é por utilizar o aptitude já
que ele lida melhor com as diferentes relações entre os pacotes.

> [...]
>  amsn gcc-4.1-base tcltls tk8.4
> Os pacotes a seguir serão atualizados :
>  libice6 libstdc++6
> 2 pacotes atualizados, 4 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e
> 660 não atualizados.
> 2 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
> É preciso fazer o download de 3645kB/3886kB de arquivos.
> Depois de desempacotamento, 10,3MB adicionais de espaço em disco serão
> usados.
> Quer continuar [S/n] ? s
> AVISO : Os pacotes a seguir não podem ser autenticados !
>  gcc-4.1-base libstdc++6 tk8.4 tcltls libice6 amsn

	Essa mensagem aponta para pacotes não autenticados, o
ideal é instalar o debian-archive-keyring e as chaves de
repositórios que você confia para que o APT possa validar os
pacotes.

> [...]
> Instalando gcc-4.2-base (4.2.1-1) ...
> ln: `/usr/share/doc/gcc-4.2-base/.copyright': hard link not allowed for
> directory
> dpkg: erro processando gcc-4.2-base (--configure):
> subprocesso post-installation script retornou código de saída de error 1
> dpkg: problemas de dependência impedem configuração de libgcc1:
> libgcc1 depende de gcc-4.2-base (= 4.2.1-1); porém:
>  Pacote gcc-4.2-base não está configurado ainda.
> dpkg: erro processando libgcc1 (--configure):
> problemas de dependência - deixando desconfigurado
> Erros foram encontrados durante processamento de:

	Há um problema com a instalação da dependência gcc-4.2-base
para o amsn, o sistema parece estranho, há mais de 600 pacotes para
atualizar, e este pacote em especial tentou fazer um hardlink. O
melhor seria verificar o seu sources.list.

	Em ambientes Debian, seria interessante atualizar o sistema
todo para a versão que você está atualizando, mas em uma distro
derivada isso pode causar problemas e surpresas desagradáveis.

	Abraço e boa sorte,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)