Detectar inserção de Fita dat/dds

Pessoal!

Alguém sabe me dizer se tem como detectar a inserção de uma fita dat/dds na
unidade sem ter que ficar "poolando" a unidade ?

Hoje eu faço um polling na unidade com o comando status ( mt -f /dev/st0
status ) para verificar se existe uma fita lá, mas queria saber se existe
alguma sinalização do linux para isso, algo como o esquema do cdrom, onde eu
insiro o dito e o linux ja monta ( mas no caso da fita nao se monta, apenas
se sinaliza ).

Algém sabe disso ??