Rodar filmes em maquinas antigas

Ola lista, alguem sabe como rodar filmes em maquinas antigas, usando o debian, mas no formato do geexbox (www.geexbox.org), ou seja com configurações para otimizar o desempenho e com uma gui que facilite a abertura dos filmes?

Aqui utilizo uma instalação do geexbox, para filmes e o kurumin, para as demais funções. Acho chato ter que reiniciar o note toda vez que quero ver um filme.

ps - Meu note é um k6II450, com 128 de memoria.

Grato. Marcos.