Como migrar se o linux e incompativel

Olá, estou tentando migrar quatro servidores, que atualmente rodam CL10 para o Debian 4. Ainda rodamos uma aplicação em clipper sob o dosemu, que é fundamental para a empresa. 70% das estações rodam o CL9 e 30% CL10. O acesso à essa aplicação é feito pelo terminal texto sob ssh. Acontece que quando coloco o Debian para rodar e acesso essa aplicação de em terminal conectiva, a tela e o telcado se comportam de maneira estranha. A imagem fica fora do lugar(ilegível) e o teclado envia algumas teclas em maiúsculo e outras em minúsculo.

Na verdade não tem nada a ver com o dosemu e sim com o terminal, porque o MC, também
fica maluco.
Alguém tem alguma idéia de como resolver essa incompatibilidade para eu possa passar tudo
para  Debian?