VPN

Senhores boa tarde, meu cenário é o seguinte tenho um servidor instalado e iptables funcionando como firewall, necessitarei instalar uma vpn para ter acesso remoto aos meus arquivos que estão em um outro servidor com samba, gostaria de saber se alguém podia me ajudar com tutoriais, passo-a-passo, e também me informar quais os programas eu terei de instalar, tanto no servidor que é firewall, como no servidor que está com os arquivos e usa o samba para o acesso aos mesmos e na máquina cliente que fará esse acesso.

Fico muito grato quem puder ajudar, pois isto é um caso de vida ou morte em meu emprego e todas as vezes que tentei fazer isso não obtive sucesso.

http://br.messenger.yahoo.com/