Re: Terminal trava a máquina

Em 03/05/07, Junior Polegato - Linux<linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Sávio Ramos escreveu:
> Ligo a máquina normalmente e uso o Gnome. No terminal do Gnome tudo
> funciona. Mas, se digito Crtl+Alt+F1 ou F_qualquer_coisa o monitor fica
> todo preto e a máquina trava.
> Creio que o problema é no terminal de texto pois no gnome-terminal até
> o root funciona, inclusive instalando pacotes.
> Teria que re-instalar o terminal? Qual é o pacote?
> Alguma luz?

Olá,

  Já muitos problemas assim e, em todos, a causa era a placa de vídeo.
Troquei e voltou ao normal. Também fiz uns testes na época e tem algumas
configurações no /etc/X11/XF86Config-4 (hoje /etc/X11/xorg.conf) que
fazem a placa de vídeo entrar nesse modo travando a máquina. Problemas
de memória também causam isso. Terá que matar o problema por partes.
Tente usar vesa no xorg.conf para ver se está tudo bem com esse driver,
pois não lembro de ter dado problema comigo com vesa.

Uma outra idéia é não usar aqueles parâmetros vga=xxx no boot do
sistema e/ou mudar a resolução do X....

Ah, vc tbm pode tentar um comando p/ ir ao terminal de modo texto: chvt 1

Normalmente o sistema não trava, e ai vc pode tentar as famosas teclas
mágicas SysRq; direto do /usr/src/linux/Documentation/sysrq.txt - em
especial opções r e a sequencia 's u b'

*  How do I use the magic SysRq key?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
On x86   - You press the key combo 'ALT-SysRq-<command key>'. Note - Some
          keyboards may not have a key labeled 'SysRq'. The 'SysRq' key is
          also known as the 'Print Screen' key. Also some keyboards cannot
          handle so many keys being pressed at the same time, so you might
          have better luck with "press Alt", "press SysRq", "release Alt",
          "press <command key>", release everything.

*  What are the 'command' keys?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
'r'     - Turns off keyboard raw mode and sets it to XLATE.

'k'     - Secure Access Key (SAK) Kills all programs on the current virtual
         console. NOTE: See important comments below in SAK section.

'b'     - Will immediately reboot the system without syncing or unmounting
         your disks.

'c'     - Will perform a kexec reboot in order to take a crashdump.

'o'     - Will shut your system off (if configured and supported).

's'     - Will attempt to sync all mounted filesystems.

'u'     - Will attempt to remount all mounted filesystems read-only.

'p'     - Will dump the current registers and flags to your console.

't'     - Will dump a list of current tasks and their information to your
         console.

'm'     - Will dump current memory info to your console.

'v'     - Dumps Voyager SMP processor info to your console.

'0'-'9' - Sets the console log level, controlling which kernel messages
         will be printed to your console. ('0', for example would make
         it so that only emergency messages like PANICs or OOPSes would
         make it to your console.)

'f'     - Will call oom_kill to kill a memory hog process

'e'     - Send a SIGTERM to all processes, except for init.

'i'     - Send a SIGKILL to all processes, except for init.

'l'     - Send a SIGKILL to all processes, INCLUDING init. (Your system
         will be non-functional after this.)

'h'     - Will display help ( actually any other key than those listed
         above will display help. but 'h' is easy to remember :-)

*  Okay, so what can I use them for?
Well, un'R'aw is very handy when your X server or a svgalib program crashes.
[...]
re'B'oot is good when you're unable to shut down. But you should also 'S'ync
and 'U'mount first.
[...]
t'E'rm and k'I'll are useful if you have some sort of runaway process you
are unable to kill any other way, especially if it's spawning other
processes.