Re: VI (era: Alterar editor texto padrao do etch)

Em 02/05/07, Marcos Japa Umino <thejapa@gmail.com> escreveu:
On 5/2/07, Muzkur <muzkur@gmail.com> wrote:
> Esses problemas citados eu nunca tive não, mas realmente passo mal no Debian
> se nao instalo o vim. Só com o Vi que ja instala por padrão, tem uns atalhos
> que nunca funcionam direito.

Caros,

No arquivo /etc/vim/vimrc é possível desativar o modo de
compatibilidade do VIm, fazendo que mesmo sendo chamado como vi, ele
passa a se comportar como VIm. Todas opções de colorização de sintaxe,
esquema de cores padrão, tudo isto está préconfigurado ali, apenas
mantido como comentário. Basta descomentar e aproveitar.

Além disso, verifiquem o comando update-alternatives, nele é possível
selecionar o editor padrão, sem ter que ficar instalando e
desinstalando pacotes. Este comando configura diversos comandos
importantes, como versão do java a ser usada, qual navegador web é
considerado o default e outras coisas mais.

Espero ter ajudado,

Marcos

Só para conhecimento, VIM é a sigla de VI Improved, um VI mais completo, com suporte às teclas especiais (setas, insert, delete, etc...).

o VI que vem por default instalado, é o VI digamos, mais arcaico, com as funcionalidades do original, que é universal para qualquer tipo de teclado, em qualquer lingua, em terminais antigos. Em 1976 (época em que foi criado), muitos terminais não tinham estas teclas "especiais", ou então a codificação era diferente.

--
Gerson Henrique Diesel
MSN - gersondiesel@hotmail.com