Re: Squid boqueando o www.gmail.com

[ Anacleto, na sua próxima resposta, por favor, deixe claro o que  ]
[ é a minha resposta e o que é a sua resposta, caso contrário fica ]
[ *bem* confuso.						   ]

On 04/10/2007 08:46 AM, Anacleto Pavão wrote:

> Foi exatamente o que eu fiz.

	Você poderia mostrar a acl e o http_access referente?

> Criei uma arquivo Proibidos e outro liberados dentro de /etc/squid
> e, ali foram relacionados os sites proibidos e liberados .

	Na mensagem original você falou em IP e não em URL.

	Pelo que entendi, o GMail está sendo bloqueado mas você não
quer isso, este pode ser o efeito indesejado de uma das ACLs, por
isso, para poder depurar ACLs é preciso ver todas elas, na ordem em
que são aplicadas no seu SQUID, ou seja, ACLs + http_access.

> Pode ser, mas quando eu coloquei no navegador o IP do www.gmail.com
> <http://www.gmail.com>, fui direcionado para o google (por isso imaginei
> resolucao de DNS).

	Não, como eu disse, o Google usa clusters e outras técnicas
de alta disponibilidade, você precisa usar os nomes para o Google
saber o que você quer acessar, nem sempre o IP funciona.

> Como faço para navegar na internet, se o endereço do proxy esta
> configurado no navegador?

	o.O

	Tira o endereço do proxy do navegador?

> Porque eu nao consigo pingar sites da internet
> no modo texto (terminal).

	Por que algo está errado com sua configuração de rede e/ou DNS.

> Aproveitando uma ultima pergunta. Como navego na internet no modo texto
> eu tentei o comando link (isso no servidor que funciona no modo texto,
> quem nao funciona no modo texto é o micro da rede interna) e nao deu
> certo eu utilizei Ex. link www.google.com.br <http://www.google.com.br>,
> e nada. Obrigado

	Provavelmente você tenha que exportar o http_proxy no seu
console ou então configurar o seu navegador para poder acessar o
proxy.

	Anacleto, nosso principal problema agora é a comunicação,
não entre seu proxy e as máquinas, mas entre você e a d-u-p. :-)
Você precisa ser mais claro, mais específico, fornecer contexto,
nomes de programas, versões. O que você fez, o que queria fazer,
o que esperava que acontecesse e o que aconteceu. Mensagens de
erro, logs, detalhes.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)