Re: Queda de energia + ext3 + arquivo vazio

eu já tive o mesmo problema algumas vezes, e parece que o problema é o
intervalo de auto-commit do sistema de arquivos. aparentemente o
sistema grava em um cache temporário os arquivos salvos, afim de
melhorar a performance, e quando cai a energia esse cache se perde e
suas modificações também.

estamos fazendo muitos testes do tipo aqui na empresa, porém por
enquanto todos em windows, que também sofre do mesmo problema. No
windows, conversamos com várias pessoas que encontraram soluções para
esse tipo de problema, e todas diceram que a única saida 100%, é
gravar o mesmo arquivos em várias mídias distintas, e se possível em
várias maquinas distintas também.

O resultado até agora é que é mais fácil e barato (no caso de um ou
poucos pcs) comprar um no-break.
No nosso caso, serão (esparamos) milhares de maquinas, então ainda
haverá muitos testes.

obs: os problemas que tive no linux com isso foi usando /home
separado, com ext3 e jornaling. Atualmente troquei algumas partições
para reiserfs para verificar o comportamento nessas situações.

Abraços,

Rúben

On 4/9/07, Junior Polegato - Linux <linux@juniorpolegato.com.br> wrote:
Davi escreveu:
> Boa tarde e, para quem acredita, feliz páscoa...
> Eu estava, alegremente, trabalhando em 3 arquivos no meu pc numa típica manhã
> de feriado curitibano (leia-se: domingo com chuva), salvando os arquivos a
> cada linha importante...
> De repente, como esperado, caí a luz... Eu estava tranqüilo, afinal salvei
> meus arquivos...
> Assim que volta a luz, a surpresa: dos 3 arquivos, o principal perdeu _todas_
> as alterações. Os outros 2 tiveram as alterações salvas...
> São 3 arquivos em PHP e eu estava utilizando o Zend Studio...
> [...]

Olá,

  Só uma dica, se ainda na estiver, crie uma partição separada para o
/home e use ext3 com a opção journal. Nunca tive mais problemas depois
disso.

--
Atenciosamente,

           Junior Polegato