Re: Confirmação de leitura (era: Netiqueta em listas de discussão)

On 02/16/2007 03:58 PM, Bruno Schneider wrote:
[...]
> Realmente nunca vai haver consenso. Mas isso não é motivo para não
> discutir ou não mudar. Discute-se, vota-se, o sistema mais votado
> ganha. Não há em qualquer lugar justificativa para as coisas serem
> como são. Não há evidência de que isso tenha qualquer importância para
> os administradores.

	Na verdade há, algumas razões são históricas, outras tem
relação direta com o atual ferramental do Debian para combater
SPAMs e reduzir a carga nos servidores de e-mails. Alguns lugares
documentam detalhes que não estão acessíveis para não-DDs, em alguns
casos não estão acessíveis pra quem não é ListMaster.

> Não vejo motivo para haver um padrão em todas as listas. Usuários
> diferentes tem interesses diferentes. É mais importante atender as
> necessidades dos usuários do que deixar as listas todas bonitinhas,
> iguaizinhas cheias de gente insatisfeita.

	Não acho que as listas estão cheia de pessoas insatisfeitas,
muitas vezes o que acontece é o princípio do "vocal minority".
Particularmente eu prefiro que a lista respeite os cabeçalhos que
os usuários definem, para aqueles que não conhecem a lista é o certo,
muitas listas do Debian são usadas como endereço de contato, por isso
é bom que os cabeçalhos não sejam mudados, pois que é de fora não
espera essa mudança.

> Por outro lado, isso parece também não ter importância para a grande
> maioria dos usuários desta lista, então não há motivo para delongar
> muito essa discussão. Minha intenção inicial era dar um toque para
> quem acha que há um administrador ativo na lista e evitar que se perca
> tempo escrevendo para ele.

	Não há um administrador ativo na lista. Mas há pessoas ativas
que têm contato com os administradores e podem fazer o trabalho de
"catalysts".

> Por fim, o fato do trabalho dos administradores ser voluntário, não é
> justificativa para ignorar os usuários. Se eles não tem tempo para o
> trabalho, que ponham o cargo à disposição, né?

	Com certeza, e frequentemente isso é feita em listas internas
ou em contatos diretos com quem colabora com a infra-estrutura de
e-mails, o time de "list masters" costuma trabalhar muito bem. :-)

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)