Re: desmontagem automatica de NFS

Em 05/02/07, Ronaldo Reis Junior<chrysopa@gmail.com> escreveu:
Em Sexta 02 Fevereiro 2007 12:28, Marcos Lazarini escreveu:

Marcos,

acho que usei a definição de servidor inapropriadamente. Trata-se do uso de
diertório de um computador remoto em casa mesmo.

Exemplo:

Tenho um diretório /home/Publico/Musicas no meu Laptop.

Neste dir eu tenho algumas músicas em mp3. No meu desktop é onde tenho todas
as minhas músicas, então, quanto estou em casa eu monto o dir do meu desktop
no meu laptop.

192.168.0.100:/home/Publico/Musicas /home/Publico/Musicas nfs defaults,users 0
0

Até aí é tranqüilo. O problema é quando alguém (meu filho) reinicia o
computador para jogar no outro SO. Daí ferra o meu laptop, tenho que
reiniciar.

Será que usar o samba seria mais flexível neste ponto? Ou existe outro tipo de
uso de arquivos remotos no Linux? Neste exemplo foi com músicas, mas eu tenho
vários outros sistemas montados via NFS.

Eu sei que não é sempre mp3, mas existem soluções de streaming de mp3
mto boas, tipo o libapache-mod-mp3, libapache2-mod-musicindex, amarok,
etc - ai vc não tem problema nenhum se o micro cair.

Eu acho que o mais fácil é vc usar algo com o ssh pelo KDE (tipo
sftp://user@maquina etc)  ou gnome (tem como vc criar um icone de
conexão). Ai, se vc fizer autenticação por chaves ou salvar a senha,
fica bem rápido. Usou, copiou e pronto. Se cair a conexão, é só um
aviso.

Outra solução é mudar o script do shutdown do outro micro p/ verificar
se vc está usando algo, e ai emitir uma mensagem dizendo que o "micro
está sendo usando, pedir autorização ao papai" :-)

--
Marcos