Re: Atualizações do debian!

On 01/31/2007 08:31 PM, Marcos Lazarini wrote:

> Bom, comigo aconteceu :-D
> Mudamos o clamav aqui para não executar todo dia e sim apenas em
> alguns dias, e agora na ultima atualização em janeiro (nao me lembro
> quando), me foi perguntado se deveria ou não sobrescrever o arquivo
> cron que tinhamos modificado.

	Você provavelmente modificou um conffile e o pacote não
lidou bem com isso.

> Isso é/foi um bug?

	Depende do ponto de vista e do repositório que você
estava usando, eu uso clamav nos servidores que cuido e as
mudanças que fazemos procuram não tocar os arquivos dos
pacotes, os dist-upgrades não quebram e eles rodam de hora
em hora. ;)

> Eu ia preferir não! :-)

	Então eu acho que você não cuida de servidores críticos.
É melhor ter o serviço seguro por default do que sua configuração
querida. :-)

> De qquer maneira, queria saber qual a diferença, e depois do pacote
> instalado, dá bem mais trabalho saber...

	debdiff, aide, fcheck e controle de versão serve exatamente
pra isso. :-)

> Sim, é que o apt-cron manda um e-mail avisando do update e com a lista
> de pacotes a ser atualizados p/ o root. Ele, de quebra, já baixa esses
> pacotes de madrugada e ai vc nem precisa esperar baixar tudo quando
> for instalar.

	Sim, com certeza, mas entre você ler o seu e-mail e fazer a
atualização, o tempo pode ser crucial para que um ataque aconteça.

> Se fosse 100% seguro automatizar assim as atualizações, eu aposto que
> certamente já viria ligado por default, ou então seria mto fácil ligar
> isso. Prefiro a moda antiga ainda :-)

	É 100% seguro (com security stable). Tanto que muita gente usa.
	;)

	Vez por outra pode gerar uma surpresas (hey! Isso é software,
bugs acontecem) mas ainda assim garante que as atualizações de segurança
sejam instaladas no menor tempo possível.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)