Re: bind com varios dominios

On 01/08/2007 11:21 AM, RicardoFunke wrote:
> Olá lista,
>
> Estou instalando um servidor DNS que vai precisar resolver vários
> domínios e vai ser necessário ficar adicionando mais domínios sempre.
>
> O servidor já está funcionando com um domínio só, com servidor mx e
> www funcionando perfeitamente.

	Talvez você queira dar uma olhada no GPLhost, eles tem
software pra gerencia ISPs.

> Minha pergunta é, como fazer para adicionar mais domínios usando o
> mesmo servidor DNS, sei que existem zonas e domínios, que uma zona
> pode ter vários domínios e que o servidor DNS pode ter várias zonas
> configuradas.
>
> Como configurar vários domínios em uma zona e como configurar várias zonas?

	Hmmm, há uma pequena confusão aqui, na prática, a zona é parte
de um domínio que contém informações pra um nó. Veja o [1]artigo na
Wikipedia pra mais informações e um gráfico legal.

  1. http://en.wikipedia.org/wiki/Domain_name_system

> Vou precisar configurar uma zona de reverso para cada zona? para cada
> domínio?

	Quem configura reverso é o dono do bloco inteiro, ou seja,
quem detém IPs com máscara /8, /16 e /24. Se você tem uma subfaixa
de IPs, vai ter que pedir pro seu provedor configurar o reverso
pra você.

> Vou ter que solicitar DNS reverso para a embratel para cada zona
> criada? para cada domínio?

	Não necessariamente, um IP só pode ter um reverso, o conceito
de alias não se aplica aqui (e o de round robin não faz sentido). Se
você tiver um IP só sendo MX pra vários domínios não há problema,
desde que isso esteja claro no seu arquivo de DNS, ou seja, não use
alias, use a entrada de MX correta.

> Obrigado a todos

	Abraço,

- --