Re: AIGLX + beryl. Não funcionando.

O que voce relata é exatamente o que acontece quando não se tem aceleração.
Então verifique isso e se o AIGLX (ou XGL) se instalado e ativo.
Tenho um artigo disso usando Ubuntu, porém tirando os repositórios (que são diferentes) as instruções são as mesmas :
http://hamacker.wordpress.com/2006/10/23/aiglx-beryl-no-ubuntu-edgy-610-so-para-nvidia/

Estou usando XOrg 7.1 + AIGLX e nvidia (nvidia-glx) versão 8776, e o beryl é de assombrar nos efeitos numa GeForce 6600 sem nenhum lag ou comprometimento de performance, sem o problema do gl-yield funciona até melhor que o metacity/gnome