e-mail html com nail ou mailx???

Olá pessoal, estou fazendo um shell script para enviar emails, e pelos teste que fiz, os que melhor me atenderam foram o mailx e o nail. Na verdade pelo que vi os dois foram incorporados um no outro faz tempo, mas minha duvida esta sendo o seguinte.
Estou querendo enviar alguns e-mails com conteudo html como corpo da mensagem, porem ate agora só consegui enviar html com a opcao -a ou seja como anexo.
Alguem sabe como posso usar o mailx para enviar um arquivo html no corpo da mensagem?
Agradeco já... muito grato.