Funcionando rede sem fio funcionar com placa/USB Realtek Ralink wireless 8187/r8187/rtl8187 (Encore ENUWI-G2)

Boas galera,

    No desafio de fazer funcionar no Debian Testing, atualmente Lenny, um
cartão wireless USB Encore ENUWI-G2, o qual é reconhecido:

# lsusb
Bus 005 Device 004: ID 0bda:8187 Realtek Semiconductor Corp.

    Esta placa USB, que parece um pendrive, vem com chip set da Ralink
e/ou Realtek, sei lá a confusão disso, com chipset ora dito 8187, ora
r8187 e ora rtl8187 e um CD de instalação para Windows.

    Pois bem, depois de quebrar muito a cabeça para fazê-lo funcionar com
ndiswrapper e o driver para Windows XP do CD de que o acompanha e não
estava conseguindo, até que descobri que tem um projeto de fazer um
módulo nativo para essa placa, rtl-wifi, fui tentá-lo.

    Entrei no wiki do projeto e descobri como já estava simples para
instalar, bastando apenas instalar via apt-get os pacotes necessários
para criação de módulos, baixar o fonte do svn, compilar rapidinho e
instalar. Porém para o caso do Debian tem uma ressalva de que a última
versão/revisão no svn, atualmente 67, não compila no Debian, porém a
revisão 62 sim e a 52 é mais estável.

    Curioso do jeito que sou, fui ver por qual cargas d'águas ele não
compilava e descobri que era uma dependência de alguns módulos
presentes no kernel 2.6.23 que não estão no 2.6.22. Mais a fundo,
notei que essa dependência era válida apenas para o módulo contido em
rtl808x-newstak. Então fui comprovar isso comentando a linha que
incluía tal diretório na compilação e, voilà, compilou! Testei com
insmod e funcionou perfeitamente, depois instalei permanentemente e
estou por enquanto contente com a nova rede Wireless.

    Coloquei esse foto no wiki hoje mesmo para os novos seguidores.

    Abraços.

--
Junior Polegato

www.juniorpolegato.com.br