Servidor X passa a só responder ao teclado...

Esse é um probleminha que tenho desde que o debian etch amd64 ainda era testing. O mouse funciona perfeitamente, mas depois de clicar algumas janelas seguidas ele smove o cursor mas não clica em nada, me restando dar um velho alt + tab para trocar de janela e poder clicar de novo. Já reinstalei o Debian etch rc1 do zero e atualizá-lo mas o problema persiste, já troquei o mouse e vi que o problema não é com ele, poic com qualquer mouse o problema persiste. Quando tento usar o Compiz-fusion a coisa piora, aí nem o alt + tab funciona para que o mouse volte ao normal, me restando reiniciar o servidor X com um contrl + alt + backspace.
O problema se agravou quando hj eu adicionei o repositório testing/lenny do debian multimedia e de um mirror oficial brasileiro e instalei o mandvd e o kdenlive. Agora quando o problema acontece nem o teclado responde mais, me restando apertar o botão de desligar no cpu esperar pelo shutdown.
Algue sabe o que pode estar acontecendo? O pior de tudo é que o problema acontece em momentos aleatórios... tem dias que uso o pc por horas sem problemas, já outros dias isso acontece com mais frequencia.