particao home

Pessoal, estou precisando de uma ajuda para entender particao.

1. Tinha uma particao no hd: a) /raiz(15gb) ; b) /home(50gb) e c) windows (15gb)
2. Instalei o sistema de novo na particao /raiz
3. Deu tudo certo, porem o /home passou a ser um sda (uma particao separada do novo home).

O que eu queria, que por sinal ja fiz a algum tempo, é:

1. Manter o home em uma particao de 60gb e o sistema na /raiz, porem o antigo /home passe a ser o home do sistema atual sem perder os dados e mantendo o tamanho de 60gb.

O que eu fiz de errado para que o home antigo nao fosse incluido no novo home.

Obrigado,

Ricardo