Re: Debian + Servidor IBM 8GB RAM

On Dec 7, 2007 10:51 AM, Luiz H. L. Siqueira [SEFIN/RO]
<luiz@sefin.ro.gov.br> wrote:
> Obrigado pessoal!
> Aprofundei a pesquisa e realmente a arquitetura AI-64 é para processadores
> "fracassados" Itanium, pros outros processadores o indicado é o AMD64.
>
> Valeu!

Sim é isso mesmo, mas para usar os 8GB de memória não precisa
necessáriamente ser 64bits.

Quando for configurar o kernel, assumindo que vai usar o make
menuconfig, seria em:

Processor type and features > High Memory Support > 64GB

Pressionando "?" sobre a opção 64GB a ajuda do make menuconfig vai
exibir o seguinte:

"Select this if you have a 32-bit processor and more than 4 gigabytes
of physical RAM. "

Sobre a arquitetura, eu não tenho certeza mas se não me engano os
Opteron64 também são IA64, diferentemente dos x86_64/AMD64 que têm
apenas o endereçamento de memória 64bits, estes processadores (IA64)
são 64 bits "puros".

--
Max