Re: Comportamento estranho placa de rede - RESOLVIDO

Pedro Celio escreveu:

*/Ricardo Carlini Sperandio <rcarlini@gmail.com>/* escreveu:

    Sim,
    o motivo é o udev que associou o mac address da placa de rede que vc
    usou de imagem para a eth0. para resolver isso, vc precisa editar o
    arquivo:

    /etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules

    por exemplo:
    vomos supor que ele esteja assim:

    # PCI device 0x10b7:0x9055 (3c59x)
    SUBSYSTEM=="net", DRIVERS=="?*",
    ATTRS{address}=="00:50:04:88:37:6d", NAME="eth0

    vc precisa modificar a entrada ATTRS{address}=="00:50:04:88:37:6d"
    para a correspondente da placa que se encontra no micro, mas como
    saber o mac dela?
    use o comando
    ifconfig ou dmesg,
    no caso descobri que a placa tinha mac:

    00:50:56:C0:00:08

    nesse caso mudei o arquivo para:
    UBSYSTEM=="net", DRIVERS=="?*", ATTRS{address}=="00:50:56:C0:00:08",
    NAME="eth0

    Espero ter sido claro agora.

    Atenciosamente,

    On Nov 26, 2007 6:46 PM, Pedro Celio wrote:
     > Olá pessoal,
     >
     > Estou usando o Debian Etch como SO de novos equipamentos que
    adquirimos.
     > Estes micros possuem a mesma configuração.
     >
     > Por isso instalei o Debian em um e com o comando 'dd' com o SO
    startado a
     > partir de um live cd, copiei a imagem do hd para os outros
    equipamento.

     > Todos funcionaram normalmente com exceto pelas placas de rede.
    Estas são
     > onboar da Realtk Gigabit. No dmesg |grep eth, o sistema reconhece a
     > interface 'eth0' em todas as máquinas.
     >
     > No entanto qdo o sistema é carregado, alguma maquinas estão
    subindo 'eth1,
     > eth2' mas nenhuma a 'eth0', nem mesmo mudando o
    /etc/network/interfaces para
     > estático e atribuindo um ip para eth0.
     >
     > Alguém saberia o motivo que isso pode acontecer??? se atribuo um
    ip, ou
     > deixo a placa carregada (mesmo ela estando com a referncia
    errada) o micro
     > funciona na rede normalmente.
     >
     > Estou intrigado, se alguém souber a respeito e puder me explicar, eu
> [...]

-- Ricardo Carlini Sperandio
    Analista/Consultor Linux
    Connectcom - GISUT / CEF
    Certificado LPI
    GEDEL: Grupo Especializado em Desenvolvimento Linux
    DCC/UFMG

    Computers are like air conditioners.
    They don't work when you open Windows.

Olá Ricardo,

Obrigado pelas dias... vou fazer o teste e te aviso... a semelhança entre as duas perguntas que vc respondeu a respeito, foi pq a primeira pergunta que mandei na parte da manhã, até no meio da tarde não tinha chegado na lista, pensei que tinha estraviado... por isso mandei outra.

Abraço

Pedro

Pedro C Borges
User Linux # 398043

Abra sua conta no Yahoo! Mail <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.mail.yahoo.com/>, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Olá pessoal,

O problema estava realmente nas regras do udev. Ele tinha pego as configurações do MAC da máquina original que usei para gerar uma imagem do sistema. Depois que mudei a regra e reinicializei o micro, a eth0 voltou a ser reconhecida.

Muito obrigado pelas dicas.

Grande abraço a todos.

Pedro