tecla p nao funciona ao iniciar gnome

boa noite pessoal...

tenho um dell latitude d531 com o debian stable 4.0 instalado e a tecla p nao funciona no gnome..rsrsrs   ... quando ligo o notebook, no console a tecla [p] funciona normalmente... inclusive ao digitar o nome de usuario e senha no gdm...

ja tentei trocar os layout de teclado nas configuracoes do gnome mas nao adianta... quando eu logo com meu usuario e senha a tecla nao funciona mesmo...

outra coisa que fiz como teste tbm foi a reistalacao de pacotes de pacotes com a palavra chave 'keyboard'  ou 'xkb' no synaptic... e por ultimo, instalei o fluxbox e loguei com o meu usuario... misteriosamente a tecla funcionou normalmente... alguem tem alguma dica para passar

obrigado
fernando mariano