Compaq V6225 travando Xine Mplayer Clocksource tsc

Boa noite Pessoal,

Finalmente consegui instalar o debian lenny no meu Compaq V6225. Está quase tudo funcionando !!!
Meu problema é o seguinte quando coloco algum vídeo para rodar seja com o xine ou mplayer,
ele trava parcialmente o sistema o video para de rodar, porém o mouse ainda continua funcionando,
aí eu clico para fechar o vídeo, fica cerca de 1 a 2 minutos alí parado e depois destrava.

Olhei alguns logs e o que me chamou atenção foi a seguinte mensagem:

Clocksource tsc unstable (delta = 171794919988 ns)

Quando executo o comando tail -f /var/log/messages também aparece essa mesma mensagem.

Pesquisei um pouco na net e acho que isso é uma função do processador que foi adicionada nos
kernels 2.6.21 e superiores que não sei para o que serve, meu inglês é muito fraco,
será que tem como desabilitar ?

Meu processador é um Sempron 3500+ 64bits
Kernel utilizado 2.6.22-2-486 (genério 32bits), tentei colocar 2.6.22-2-k7 porém ele trava no boot
mesmo utilizando as opções noapic nolapic acpi=off ou acpi=noirq

Alguém tem alguma luz ?

Desde já eu agradeço,

--
Adauto Serpa