Re: Webcam "Z-Star Microelectronics Corp"

Francamente nem sei qual a diferença entre spca ou gspca, mas testa
com o ekiga usando o v4l2. Eu uso ubuntu e ela é autoconfigurada,
porém percebí que apenas aplicações compativeis com v4l2 listam esse
dispositivo.

de qualquer forma pelo que ví aqui, ele usa o modulo spca que voce
pode usar o module-assistente (m-a) do debian para criar o modulo e
acrescenta-lo no /etc/modules para carrega-lo no momento do boot.