Multimídia no Debian

Boa tarde!

Alguém poderia me passar um bom conteúdo de multimídia no Debian.
Tenho procurado bastante, mas nada muito conclusivo.
Eu também uso o Ubuntu e seu conteúdo de multimídia achei melhor
esplicado.
No Debian, tenho feito ataque por força bruta, isto é, instalo uma série
de aplicativos, plugins, e etc, sem saber se qual deles exatamente vai
atender as necessidades.
Ou seja, no fim das contas as coisas começam a funcionar mas não sei o
que realmente está sendo empregado. Se der algum problema, fica difícil
verificar qual o aplicativo e exatamente o que ou o porque não está
funcionando.
Agradeço se alguém puder me passar algum conteúdo lega para estudar.

Boa tarde!

Nei Moreira