Debian Travando Notebook V6225

Boa tarde Pessoal,

Comprei um notebook Compaq Presário V6225 (série V6000).
Estou com o seguinte problema. Instalo normalmente o debian etch ou lenny,
durante alguns minutos ele trava do nada, simplesmente congela no modo texto.

Houve um vez que consegui instalar o Xorg, no entanto quando dei o comando
startx ele travou.

Já reinstalei o sistema diversas vezes. As vezes ele trava logo no boot e não é numa parte
específica.

Instalei o Kurumin 7.0 sem problemas e o rwindows XP também funciona sem travar.
Fiz teste de memória e nada.
Alguém já passou por isso, estranho um sistema tão estável ficar travando do nada.
Pode ser alguma incompatibilidade do debian ou algum erro de Hardware?
Será que vou ter que deixar de usar minha distro favorita?

Agradeço a todos,

Adauto Serpa
Tecnólogo em Informática