OFF TOPIC - biblioteca em C para manipulação de imagens

Desculpem o off, mas necessito desenvolver com urgência um aplicativo em Linux, linguagem C, que, entre outras tarefas, deverá manipular imagens, como crop, imprimir texto, ajustar contraste, e etc.

Estava pesquisando e localizei o ImageMagick, que me parece ser muito poderoso, mas não achei exemplos mais completos, que pudessem me orientar melhor. Achei a documentação de desenvolvimento muito crua, só lista as funções existentes e seus parâmetros, sem exemplos de aplicação. Como meu tempo é curtíssimo, gostaria de alguma dica sobre esta biblioteca e outras que eu poderia utilizar.

O aplicativo que estou desenvolvendo não vai rodar em modo gráfico, embora o X esteja instalado na máquina. Não há interface com o usuário.

obrigado a todos

--
Vinicius