Até agora, só funciona no rWindows

Tenho uma aplicação em windows que usa dispositivos USB. Na verdade, são leitores biométricos. veja figura
Como o servidor fica muito distante do leitor biométrico, tive que ligar vários cabos (extensões) USB.
Tanto faz se eu ligar esse leitor biométrico direto (sem as extensões USB) ou com as extensões no servidor com windows, ele reconhece.
O galho acontece, por que eu to migrando esse servidor pro Debian Etch 4, e no Debian, ele não reconhece com as extensões.
Se eu colocar o leitor biométrico direto no Debian (sem as extensões) ele reconhece sem problemas como um dispositivo USB normal. Mas, devido a distancia, eu tenho que usar as extensões, aí ele deveria reconhecer, mas o Debian não reconhece.
Você pode dizer que é por causa da distância. Mas como explicar que com essa mesma distância e extensões ele funciona no windows ?
Também já fiz teste com Ubuntu e nada.