Re: Clnar HD para uma imagem ISO

Kivanio Barbosa escreveu:
Galera, muito obrigado pelas respostas.
A idéia é ter uma cópia mesmo do hd com partições, mbr e etc, para que se um eventual problema acontecer, eu possa usar o dd por exemplo para refazer o hd e pouco tempo, em suma é isso que quero, não sei se para isso, o ISO ou RAW servem, mas é isso que estou querendo fazer.

Olá,

O problema do dd é que ter que gravar e restaurar locais onde não existem dados, isto é, um HD de 30 GB com 5 GB de dados gera imagem RAW de 30 GB, enquanto um processo ou programa mais inteligente geraria apenas o 5 GB, o que resulta num cópia e restauração mais rápida, além de um menor espaço necessário para armazenagem. Aconselho a trabalha com HDs em espelho (RAID) e usar rsync em períodos de menor demanda, assim reduz a quase zero as chances do sistema parar em horário de trabalho, pois numa falha de um dos HDs, o outro assume e fora do horário de trabalho pode trocar o HD problemático e o novo é ressincronizado automaticamente. Se os dois falharem (espelho), tem toda a cópia via rsync em outra máquina, sendo necessário gravar a MBR e tabela de partições, que praticamente não mudam. Fica aí minha sugestão.

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br