alsa e alc883 audio codec

Opa.
Eu instalei ontem o Debian Etch no meu notebook acer 5102wlmi, para
testar (eu usava o Ubuntu, mas o boot era muito demorado). Instalei
numa partição menor, pra não ter de apagar o Ubuntu de cara. Depois de
instalar, surpresa: o  som funciona! Pela primeira vez em meses eu
consegui gravar som. Consegui configurar os volumes com o alsamixer e
tudo.
Resolvi então tirar o ubuntu de vez e instalar só o debian. Instalei
tudo de novo, com o cd netinst (nas duas vezes), mas dessa vez o som
não funcionou. O alsamixer retorna um erro "alsamixer: function
snd_mixer_load failed: Invalid argument", e não consegue mais usar o
alsa. Vou tentar compilar o alsa eu mesmo agora.
Alguma idéia pra resolver isso?
Valeu,

--
Khristian Alexander Schönrock