dificuldades com o cacti

Estou perdendo a paciência com o Cacti. A documentação é escrita para
quem  quer monitorar a esposa do chefe mas se perde ao tentar explicar
como fazer coisas simples.

Instalei o Cacti/LAMP e funciona para o localhost. Como eu configuro o
f****g snmpd em um outro host, em uma rede interna, sem  a menor
preocupação com segurança (físicos brasileiros e cubanos usando
computadores da Dell) e  sem ter que tirar o mestrado em SNMP  ? Eu só
quero saber o load average, memory usage e disk usage em cada um dos
nós. O que eu coloco no snmpd.conf ? Não me importo que o Bush saiba
qual é o meu load average nem que o Bin Laden saiba quanto de memória
disponível tem no meu K6-500....  Eu consegui enxergar um outro nó mas
nem consigo mais retirar os gráficos que eu não quero mais ver...

Existem mais de um milhão de howtos de como instalar o Cacti e nenhum
de como usá-lo de modo efetivo.

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física